FOTO MINIMALISTA
- Marcos Menezes
- 5 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Nem sempre você precisa de dezenas de elementos para montar uma bela fotografia e criar uma composição de tirar o fôlego. É o que prega a fotografia minimalista, um movimento que tem ganhado muito destaque atualmente.
O que é o minimalismo na fotografia?

O minimalismo é um movimento artístico que teve início no século XX e passou por grandes artes como a pintura, a arquitetura, o design e a fotografia. O objetivo desse estilo é capturar as imagens da melhor forma, porém usando o mínimo possível de recursos na cena.
A escassez de recursos é aplicada na fotografia minimalista de forma muito séria. Não só a cena precisa ter o mínimo de elementos possível, como os equipamentos e recursos para fotografar também precisam ser reduzidos.
Um fotógrafo minimalista precisa ter um autocontrole extraordinário, acima de tudo. Isso porque é mais difícil deixar elementos de fora de sua imagem, do que encher sua foto de informação.
COMO FAZER UMA FOTO MINIMALISTA?

A primeira coisa a fazer é encontrar uma boa oportunidade para criar uma foto minimalista. É claro que você pode representar uma cena em um estúdio e assim construir a composição exatamente como deseja.
Contudo, a fotografia minimalista tem maior efeito quando ocorre de forma espontânea e contraditória. Imagine fotografar uma imagem simples, que desperta solidão em meio a uma metrópole extremamente agitada?
É disso que se trata o movimento minimalista: quebrar padrões e surpreender o espectador. Em uma época em que estamos sendo bombardeados de informação a todo o momento, prestar atenção nos detalhes é quase impossível.
Evite cometer exageros
Menos é mais, essa é a frase de ouro quando falamos em fotos minimalistas. Suas imagens devem conter apenas o que é essencial para transmitir a sua mensagem, o restante deve ser banido de sua fotografia.
Como já foi dito, focar apenas no essencial não é uma tarefa fácil. Facilmente você pode colocar algo a mais na cena e acabar com o objetivo da fotografia minimalista. Então, todo cuidado é pouco!
Use aquilo que você tem

O minimalismo também se aplica aos equipamentos fotográficos e recursos que têm para fazer as fotos. Você não precisa ter uma câmera digital de última geração e nem um tripé top de linha para fotografar imagens minimalistas.
Até as coisas mais simples podem se tornar temas de suas fotografias, basta usar a criatividade e os recursos de forma inteligente.
Deixe espaços em branco
Os espaços em branco são essenciais na fotografia minimalista. Na verdade, são quase obrigatórios nesse estilo fotográfico.
Como você usará poucos elementos em sua imagem, espaços vazios serão necessários para cobrir o restante de sua composição. Entretanto, é preciso saber usá-los corretamente também.
Use cores neutras em seus planos de fundo e os deixem espalhados de forma uniforme na cena. Faça um jogo entre o plano de fundo e o objeto principal da cena, de modo que o tema da fotografia ganhe todo o destaque possível.
O mistério também é outro grande aliado da fotografia minimalista e o corte de imagens é perfeito para dar esse efeito. Corte a imagem de forma estratégica, em pontos adequados e esconda parte da cena.
Essa escolha vai dar a impressão de que aquela história tem continuidade, além de despertar a atenção do espectador para o restante da imagem. Use a curiosidade natural das pessoas para transmitir sua mensagem e criar fotos minimalistas arrasadoras.
Você gosta desse estilo fotográfico? Já capturou imagens minimalistas? Compartilhe sua experiência no campo de comentários abaixo!
Comments